quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Volta às aulas:

Dicas para os professores receberem bem os alunos:

  • Ter consciência sobre o tempo individual de adaptação e sobre a
  • necessidade de confiança da criança para se lançar em interação com o novo ambiente. Atitudes rígidas quanto ao tempo de adaptação produzem tensão nos pais e alunos. O professor apressado e ansioso é um estímulo negativo no processo de adaptação e na aprendizagem, pois inibirá a espontaneidade e a autonomia da criança
  • Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais
  • Saber que a adaptação deve funcionar como um convite e não uma imposição. O professor pode ser pensado como um anfitrião gentil, atencioso e muito atento aos seus convidados de honra
  • Mostrar disponibilidade e muita flexibilidade para receber as várias expressões de ansiedade, curiosidade e excitação das crianças
  • Ter organização e planejamento. Com horários e atividades previamente pensadas, o professor pode lidar com os interesses de seus alunos e com a dispersão natural dos primeiros dias ou semanas de aula
  • Ser responsável e envolvido em suas tarefas profissionais. O educador com essas características terá maior capacidade para empatia e será mais criativo em sua abordagem pedagógica, independentemente do método de ensino adotado pela escola
  • Saber que não basta gostar de crianças para estar no papel de educador. É necessário ter interesse em pensar a educação. É preciso saber brincar e saber observar a brincadeira de alunos, saber escutá-los, enxergar seus limites e potenciais
  • Procurar conhecer o universo de vivências e experiências anteriores da criança, valorizando-as e fazendo-as significativas dentro das novas possibilidades que se abrem
  • Descobrir possibilidades e oportunidades novas é a intenção do primeiro contato do ano letivo, seja a primeira experiência ou não das crianças. E cada ano deve ser vislumbrado cheio de novas possibilidades de vivência e conhecimento
  • Demonstrar à criança que ela pode contar com aquele adulto para lhe dar segurança diante das novas experiências, sejam pedagógicas ou de relação interpessoal.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mensagem

O ato de educar

O ato de educar não é mecanicamente profissional.
O ato de educar é de mais árdua paixão, de amor incondicional, de amor sem limites.
O ato de educar exige engajamento, comprometimento, abnegação.
É uma luta física e mental diária onde buscamos muito mais do que um simples salário no fim do mês...
Buscamos atingir todos os objetivos...
Desenvolver todas as habilidades...
Orientar todos os conhecimentos...
Facilitar todas as aprendizagens...
O prêmio?
É a realização pessoal vinda através de um sorriso de criança frente a uma nova descoberta.
Somos, sim! Sonhadores de um mundo justo repleto de cidadãos críticos,questionadores, participantes,
ativos numa Sociedade que deve ser igualitária, digna, honesta...
Acreditamos no ato de educar em busca do nosso sonho.
Ousamos no desafio de inovar dentro da sala de aula.
Somos partículas de Deus enviadas especialmente para essa sublime missão: Educar!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Unindo Conhecimentos

A finalidade desse blog é unir conhecimentos entre professoras que atuam em diversos níveis educacionais.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Cartões de Natal












                                                                   

Consciência Negra






Nossa escola trabalhou o tema: Consciêcia Negra com o objetivo de que os alunos percebam que somos iguais independentes de raça e cor, temos direitos e também deveres a serem cumpridos na sociedade em que vivemos.