sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


Lembrancinhas

crachás

Planejamento

Planejamento 1º Ano 101 Professora Joana (quinzenal)

Língua Portuguesa:

Prática de leitura:

* Leitura do nome;
* Leitura de imagens;
* Literatura infantil;
• Alfabeto;

Prática de escrita:

•Produção e reprodução da escrita;
•Letras do alfabeto;

Matemática:

Números e operações:

•Contagem oral;
•Percurso de trajeto;
•Jogos matemáticos;
•Classificação;
•Seqüência;
•Conjunto;

Ciências:

Lugares e paisagens:

•Cuidados com si próprio e com os colegas;
•Cuidados com o ambiente;
*O aluno:

História e geografia:

•Observação dos diferentes espaços do ambiente escolar;
•Apresentação de funcionários e suas funções (profissões);
•Valores;(Regras);
•Socialização;

* Família

Atividades:

•Vinculo afetivo;
•Com crachás (nome)
•Ilustrações;
•Escrita do nome;
•Identificação 1ª e última letra;
•Ordem alfabética dos nomes
•Vocabulário;
•Quantidade de letras;
•Nomes iguais;
•1ª letra igual;
•Número de alunos;
•Recorte e colagem;
•Pinturas;
* Modelagem;
•Brincadeiras cantadas;
•Letras e números;
•Representação com desenhos;

•Músicas envolvendo o nome;
•Combinados;
•Socialização com outras turmas;
•Leituras diversificadas;
•Questionário;
•Entrevista;
•Passeios pela escola;
•Chamada;
•Jogos;
•Advinhas;

Plano de ações para inicíoo do ano letivo

Escola Básica Arnaldo Brandão
Professora: Joana Maria da Silva Walker
1º Ano- 101 Matutino

Plano de ação para o início do ano letivo de 2012
Adaptação Escolar e Sondagem

Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor e identificando níveis de aprendizagem



Objetivos:
• Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar do educando;
• Acolher as crianças para que se sintam integradas ao grupo;
• Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários;
• Familiarizar o aluno ao espaço escolar e sua rotina;
• Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem
Este momento de mudanças, separação e conquistas;
• Dar oportunidades para que a criança sinta-se à vontade para manifestar suas emoções e necessidades;
• Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação do aluno;
• Identificar níveis de aprendizagem;

Avaliação:
Avaliação será realizada através de observações e registro das atividades propostas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Síntese do Texto: Mídias - Silvio da Costa Pereira

Com o avanço das tecnologias faz-se necessário uma análise sobre quais destas nos é apropriada para o uso individual e coletivo como suporte de aprendizagem.Neste contexto é fundamental o aprendizado e domínio dos profissionais da educação para utilização com foco na educação.
É de fundamental importância dentro das escolas, o diálogo e estudo sobre o papel político, cultural e econômico das mídias.
Filmes e vídeos são muito utilizados geralmente, com objetivos didáticos e pedagógicos, assim como lúdicos e com fins morais. Máquinas fotograficas, também servem de apoio pedagógico na produção de imagens para trabalhos com projetos e leitura de imagens. A rádio nas escolas poderia ser outra fonte de inesgotáveis atividades porém não explorada. Nas salas de computadores com auxílio de audio ou vídeo em produção de blogs, sites, jornais etc., destacando a necessidade de um profissional qualificado para auxílio de professores e alunos.
Há uma grande quantidade de tecnologia nas escolas embora muitos professores ainda não estejam preparados e qualificados para sua utilização o que podemos atribuir a pouca oportunidade das gerações formadoras em relações as novas gerações que nascem em meio a este rico contexto.


Curso Proinfo - 09/11
Cusrsistas: Dóris, Joana e Maria

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Relatório Atividade Gráficos

 Todos os alunos se envolveram na atividade proposta realizada na sala de informática,conseguiram compreender a proposta da atividade ,que fora passada para os mesmos de uma forma clara e objetiva.
    Todos realizaram a atividade ,alguns com mais dificuldades ,outros com menos.Percebemos que os aunos apresentaram muita dificuldasde na leitura e interpretação de gráficos,pois ao realizarem a leitura das questões, os mesmos não obtiveram os resultados esperados,  
    Isso faz com que nós professores reflitamos sobre nossa prática pedagógica,para melhor intervir e  mediarmos o conhecimento e sanarmos as dificuldades de nossos alunos.
    Quanto as TCS foram disponibilizadas em duplas,trios, e todos colaboraram uns com os outros participando da atividade e trocando informações. A professora de informática contribuiu muito para que a atividade ocorresse
subsidiando a professora regentee os alunos.


OBS: Após a construção dos gráficos os alunos resolveram as seguintes questões.
Pense e resolva!

1. Qual dos produtos comprados foi o de maior número?


2. Qual dos produtos comprados foi o de menor número?


3. Qual a diferença entre os produtos comprados de maior e menor número?


4. Some os 3 produtos comprados de maiores números:


5. Quantos produtos foram comprados ao todo?


6.Dona Miriam deu para o 5º ano 01, todas as canetas, os lápis, os cadernos e as tesouras. Quantos produtos ela deu ao todo?


7. Dona Miriam deu para o 5º ano 02, todos os apontadores, os tubos de cola, os lápis de cor e as réguas. Quantos produtos ela deu ao todo?


8. Qual a diferença das quantidades dos produtos que os 5º anos ganharam da diretora?